logo

SPBC: Contabilidade especializada em Terceiro Setor é a receita para o desenvolvimento das entidades.

Contabilidade especializada em Terceiro Setor é a receita para o desenvolvimento das entidades.

Luiz Roberto Pereira Dionísio, Superintendente Administrativo Financeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, sabe bem como é importante para uma entidade do Terceiro Setor manter as suas contas em dia, o que não é possível fazer sem o auxílio de um Contador que conheça a área e as necessidades contábeis da entidade.


O administrador contou que o setor contábil/administrativo interno da SBPC, tem cinco pessoas, que dão suporte para a entidade que atua em todo o Brasil no fomento à ciência e à educação. Fundada há 68 anos, no total, a SBPC tem 23 funcionários, a maioria deles com muitos anos de casa.


A Sociedade leva oficinas e cientistas para dentro de escolas públicas, tanto do ensino fundamental quanto médio, em locais onde nem sempre os estudantes têm acesso a esse tipo de informações. A última ação foi em São Raimundo Nonato, no Piauí, a 550 km da capital Teresina. Na ocasião, cerca de 2000 crianças participaram das oficinas de química, matemática, estatística e até mesmo um planetário e microscópios, para que as crianças pudessem fazer os experimentos. Neste ano, outras duas ações estão programadas: uma em Palhoça, Santa Catarina, e outra em Sobral, no Ceará.


A SBPC obtém recursos do Governo para projetos específicos, e também faz a captação em atividades próprias. Diante disso, a SBPC está obrigada à enviar informações ou prestar contas para a Receita Federal, ao Tribunal de Contas da União – TCU, à Controladoria-Geral da União - CGU e à Advocacia Geral da União – AGU.


Cliente da Galloro & Associados desde 2010, hoje Luiz Roberto consegue fazer o seu trabalho, que muitas vezes exige extensas viagens, sem ter de se preocupar em como ficará a contabilidade da SBPC na sua ausência. “Procurei um escritório de Contabilidade que entendesse de Terceiro Setor. Na época, conversei com a diretoria da Fundação Itaú, que já era cliente do escritório, que me contou sobre o trabalho da Galloro, escritório que o passava segurança em sua atuação. Desde então, desenvolvemos um trabalho de Contabilidade que conquistou sua credibilidade perante a diretoria. Temos uma auditoria independente do nosso balanço, que é aprovado “sem ressalvas”, contou.


Com a Galloro, conseguimos fazer o controle individualizado do projeto por meio da Contabilidade de Centro de Custos, o que nos trouxe mais credibilidade e, consequentemente, a ampliação dos projetos desenvolvidos pela SBPC e a compra de dois imóveis: um em São Paulo e outro em Brasília.


Experiente no segmento, Dionísio deu algumas dicas para quem trabalha com Terceiro Setor: “Busque informações, converse com os clientes dos escritórios de Contabilidade antes de contratá-los. A administração da entidade precisa ser profissional, para minimizar riscos e ter informações coerentes. Esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e a segurança do seu trabalho”, salientou.

 

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

IRPJ: o que é e como funciona

IRPJ: o que é e como funciona

Entre a infinidade de tributos pagos pelas empresas está o Imposto de Renda da

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.